A pandemia de coronavírus vem transformando radicalmente as rotinas dos estabelecimentos comerciais, principalmente os do varejo. E os supermercados, que fazem parte dos serviços essenciais, vivenciam uma situação conflitante: se por um lado houve uma maior venda de itens não essenciais devido ao fechamento do comércio, por outro há uma queda no consumo por parte dos trabalhadores afastados ou demitidos.
De todo modo, as pessoas continuarão a buscar pelos supermercados, mas com olhares cada vez mais atentos. O que fazer então para otimizar os resultados de marketing e continuar com as portas abertas? É sobre isso que falamos neste artigo. Confira!
1. Investir em e-commerce
Mais do que nunca, ter uma plataforma digital é o básico para um supermercado continuar com suas operações e garantir um bom fluxo de vendas durante a pandemia. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas, o que fez com que as compras online aumentassem 57,4% apenas nos três primeiros meses de 2021.
Se os e-commerces de supermercado já eram tendência, hoje são essenciais para atender à demanda da população, agregando vantagem competitiva ao negócio. Para isso, existem soluções completas no mercado, que oferecem plataformas 100% personalizáveis.
2. Apostar no delivery
Ainda batendo na tecla das compras online, o delivery de mercado também vem crescendo cada vez mais. Hoje, os aplicativos de delivery contam com uma seção apenas para mercados, o que pode ser um diferencial para a sua loja.
Um bom exemplo é o estudo feito pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde, ligado à Faculdade de Saúde Pública da USP, que mostrou um aumento nos pedidos de delivery de frutas, hortaliças e feijão durante a pandemia.
Portanto, além do próprio site do supermercado, você também pode cadastrar sua loja em aplicativos de entregas ou criar um canal direto de compras pelo WhatsApp, por exemplo. Para isso, é preciso analisar o histórico de consumo dos seus clientes, analisar o volume de compras e planejar os custos e retornos dessa operação.
3. Melhorar o marketing de experiência
Mais do que simplesmente atrair novos clientes, é preciso proporcionar uma satisfação profunda nos consumidores para que eles vejam o seu negócio como referência. Ainda mais num mercado tão competitivo, apostar em um atendimento padronizado e personalizado é fundamental para se destacar.
Dessa forma, é possível pensar em maneiras de despertar a emoção e o engajamento do cliente, tanto na loja física quanto nos meios digitais. O importante é oferecer uma experiência positiva de compra, sempre monitorando e adaptando as ações de acordo com os hábitos de consumo da clientela.
4. Coletar dados e estatísticas reais da loja
Outra forma de otimizar os resultados de marketing de supermercados é investir em programas capazes de coletar e apresentar dados reais da loja. Afinal, essas estatísticas reais do seu negócio serão capazes de orientar as tomadas de decisões e mostrar o que está dando certo ou não.
Além disso, o uso desses softwares também é um diferencial competitivo, mostrando que a loja em questão é mais moderna e que busca oferecer sempre o melhor aos seus clientes.
Otimizar os resultados de marketing de um supermercado durante o período de pandemia pode ser um trabalho e tanto, principalmente devido às restrições do momento. Ainda assim, é possível adaptar as ações para o ambiente digital e oferecer experiências realmente impactantes aos seus clientes. Uma boa saída é contar com ferramentas capazes de otimizar as vendas online, gerando relatórios precisos sobre todas as frentes do seu supermercado.
E já que falamos tanto sobre fidelização de clientes, o que acha de saber mais sobre o assunto? Leia o artigo que criamos especificamente sobre isso!