A internet de modo geral está desempenhando um papel cada vez mais relevante na expansão de negócios de todos os segmentos. As redes sociais, por sua vez, são consideradas vitrines de uma empresa, afinal de contas, por lá, os consumidores e futuros clientes podem, literalmente, interagir com as marcas.
Mas não basta simplesmente criar um perfil para o seu supermercado e publicar apenas imagens de panfletos de preço. Nas redes sociais, é preciso saber o que publicar, quando e para quem.
Quer aprender a fazer um planejamento de redes sociais para o seu supermercado e, de quebra, encantar e conquistar novos consumidores? Então leia este artigo até o fim!
Por que um supermercado precisa estar nas redes sociais?
Assim como qualquer outro negócio, os supermercados estão situados em um contexto de ampla concorrência, seja em relação às grandes redes ou até mesmo negócios menores. Por esse motivo, independentemente de seu porte e faturamento, é preciso ser visto pelo maior número de pessoas para que elas se tornem possíveis clientes.
Veja alguns resultados, publicados pela pesquisa Social Media Trends 2019, das empresas que apostam em redes sociais:
- 50,3% delas tiveram aumento de vendas e do número de clientes;
- 53% viram essa estratégia como benéfica para divulgação da marca;
- 35% tiveram aumento de tráfego no site ou blog;
- 44,2% viram aumentar o engajamento da audiência.
Dessa forma, com um plano de redes sociais bem estruturado, é possível mostrar às pessoas a experiência que elas terão ao comprar na sua loja, os benefícios de comprar no seu supermercado, além de aumentar a visibilidade da sua marca com estratégias de diferenciação, por exemplo.
Quais redes sociais devo usar?
Primeiramente, vale lembrar que existem diversos canais em que o seu supermercado pode estar presente no meio digital. Veja alguns exemplos:
- Instagram: ideal para supermercados, pois é mais focada em imagens e vídeos;
- TikTok: o supermercado pode explorar a rede com vídeos curtos e criativos;
- Facebook: essa ainda continua sendo a rede mais utilizada no Brasil;
- YouTube: ótima para vídeos mais longos, como receitas e outros tutoriais, por exemplo.
Aqui também poderíamos falar sobre o WhatsApp, uma rede social amplamente utilizada, que você pode explorar de outras maneiras, seja para melhorar o atendimento ao cliente ou para dar início a pequenas entregas, por exemplo.
Então, é preciso que você compreenda o funcionamento de cada uma delas e escolha aquelas que fazem mais sentido para o seu negócio no momento. Lembrando que você não precisa criar um perfil do seu supermercado em todas, certo? Afinal, é preciso estar presente constantemente nesses ambientes e escolher mais de um pode dar mais trabalho.
O que publicar?
Antes de tudo, é preciso entender quem é o seu público ideal e como ele se comporta, bem como os seus gostos e preferências. Por exemplo, se você quer atrair um público mais sofisticado e exigente, publicar as famosas dancinhas pode não ser a melhor saída.
Mas, de forma geral, você pode ter como base as ideias abaixo. Basta adequá-las ao seu perfil de cliente.
- Catálogo de ofertas;
- Novidades do supermercado;
- Produtos sendo utilizados de forma criativa;
- Receitas com produtos do supermercado;
- Dicas de limpeza e organização;
- Playlists musicais para as pessoas aproveitarem certos momentos;
- Campanhas de apelo social.
Vale lembrar que hoje existem profissionais especializados em gerenciamento de redes sociais, são os famosos social medias. Portanto, caso você queira elevar os resultados da rede social da loja, vale a pena investir nesse profissional.
Como criar um planejamento de redes sociais?
Sabendo o público que você quer atingir, é hora de partir para o planejamento, afinal de contas é preciso manter uma regularidade nas publicações e sempre estar presente nas redes.
Portanto, o primeiro passo é saber quantas publicações você pretende fazer por dia ou semana. No Instagram, por exemplo, muitas empresas fazem, em média, quatro publicações semanais no feed, além de stories diários. Sendo assim, para determinar essa quantidade de publicações, você precisará entender bem o funcionamento de cada rede.
Em seguida, você deve criar um universo da sua marca nas redes sociais, isto é, delimitar os assuntos que você vai abordar, como se fossem quadros de televisão. Isso é chamado de linha editorial. Por exemplo, no perfil do seu supermercado, vocês publicarão, semanalmente, ofertas da semana, dicas de culinária, dicas de limpeza e posts com a opinião dos clientes. Esses quatro assuntos são a sua linha editorial.
Com isso em mente, você deve distribuir esses conteúdos ao longo do mês, num calendário mesmo, de acordo com a quantidade de postagens que vocês farão. Por exemplo, às segundas-feiras serão publicadas dicas de organização, toda quarta-feira vocês publicarão vídeos de receitas, toda quinta-feira sairá uma oferta especial para delivery… as possibilidades são diversas.
Por fim, com os temas já delimitados para cada tipo de publicação, é hora de criá-las, seja em formato de fotos, vídeos ou artes digitais. E contar com profissionais capacitados é fundamental para garantir a qualidade desses materiais.
Por que ter um planejamento?
Você deve estar se perguntando: eu preciso fazer o planejamento todo o mês? Por quê? Primeiramente, com um planejamento feito, você consegue se organizar melhor e seguir à risca tudo o que foi planejado para o mês, além de ter tempo para produzir os materiais.
Além disso, com esse planejamento, você garante uma presença constante do seu supermercado nas redes sociais, fazendo com que mais pessoas vejam o seu negócio. Afinal, a ideia é alcançar novos públicos e, com o tempo, fazer com que essas pessoas se tornem novos clientes.
Criar o planejamento de redes sociais de um supermercado pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente para quem não é tão habituado com o meio digital. Contudo, essa é uma estratégia que pode trazer grandes resultados para a sua loja, por isso invista em profissionais capacitados para ajudá-lo.
Ainda falando sobre resultados, quer saber como aumentar os resultados de marketing da sua loja? Confira o artigo que criamos sobre o assunto!