A boa comunicação com o cliente é fundamental para ter resultados positivos em qualquer negócio. Ainda mais em setores-chave, como o varejo supermercadista, estar falando a mesma língua que o consumidor garante uma melhor experiência de compra, retenção da clientela e, consequentemente, aumento de vendas.
Então, se você quer ter um negócio competitivo, leia este artigo até o fim. Aqui, falaremos sobre as melhores práticas para manter a comunicação com o cliente sempre no mesmo tom.
1. Independentemente do canal, seja claro e franco
O princípio de toda relação, mesmo a cliente-empresa, é a franqueza, por isso seja franco com seu cliente mesmo em momentos de crise. Afinal, todos preferem a verdade, mesmo em situações complicadas.
Somado a isso, busque ser claro e objetivo em suas mensagens, sejam elas presenciais, nas conversas dentro do estabelecimento, ou digital, por meio de aplicativos e site. Dessa forma, você tem a certeza de que está interagindo da forma correta com o cliente, não dando espaço para duplas interpretações e possíveis mal-entendidos.
2. Mantenha uma linguagem apropriada
Outro ponto-chave para a melhora na comunicação com o cliente é manter uma linguagem apropriada, isto é, quando o tom de voz e a formalidade estão nos níveis certos. Por exemplo, você pode criar padrões de comunicação mais informais, descontraídos, mais próximos do dia a dia, e nem por isso precisa usar gírias, um tipo de linguagem que pode não ser tão bem aceito por determinados públicos.
No caso de mensagens por aplicativos, lembre-se de que o cuidado com a escrita é primordial para que não haja ruídos com quem está lendo do outro lado da tela.
3. Tenha um padrão
Como você se sentiria se, numa mesma rede de determinada empresa, você fosse abordado de forma totalmente diferente por mais de um colaborador? A questão aqui é que a padronização da comunicação gera benefícios tanto para o consumidor quanto para a empresa.
Basicamente, ao padronizar a forma como o cliente será abordado, é possível responder às suas dúvidas de acordo com as políticas da empresa, ofertar novos produtos de acordo com o estágio de compra do cliente, garantir o bom atendimento, entre outras questões. Por isso, esse padrão deve ser seguido em todas os meios que o cliente tem de contato com o seu negócio (seja via WhatsApp, Instagram, Facebook, site ou aplicativo próprio).
4. Personalize as mensagens
Por mais que você tenha um padrão de clientela, nada melhor do que personalizar a comunicação de acordo com cada um, certo? Isso transmite uma proximidade entre empresa-cliente, garante uma melhor interação na comunicação e também é uma forma de atrair novas pessoas.
Seus SMSs, e-mails e mensagens de WhatsApp podem conter traços sutis dessa personalização, como o nome do consumidor, alguma data específica para aquele cliente, o nome do remetente da mensagem, entre infinitas outras possibilidades.
5. Faça-se presente
O último ponto, mas não menos importante, é o fato de se fazer presente para o seu consumidor. Isso significa que você terá que ficar disponível 24 horas por dia durante os 7 dias da semana? Não necessariamente.
Atender o cliente com rapidez significa que você se importa com aquela pessoa e demonstra uma vontade de resolver o problema dela. Por isso, no horário comercial, busque formas de agilizar a comunicação e, fora do horário de expediente, encontre maneiras de informá-lo de que ele será atendido o mais breve possível (o WhatsApp, por exemplo, permite esse tipo de personalização).
Para melhorar a comunicação com o cliente é preciso que os colaboradores estejam alinhados quanto ao tom de voz e o padrão da marca, para que todos possam garantir uma interação de qualidade com o consumidor. Com certeza, essa prática trará bons resultados para o seu supermercado!
E falando em bons resultados, o que acha de otimizar os resultados do seu time de marketing? Confira este artigo que publicamos sobre esse assunto!